Ishin Denshin (以心伝心) foi o nome escolhido para o nosso Dojo de Aikido. Trata-se das primeiras palavras de uma dedicatória escrita por Nobuyoshi Tamura Shihan ao responsável pelo Dojo, por ocasião de um de muitos estágios, em que se misturam aikidocas de várias nacionalidades e línguas. Com saudade, leu-se, releu-se e guardou-se carinhosamente esta frase durante muito tempo, que acaba por relembrar a filosofia de muitos dos ensinamentos daquele Mestre, ainda e sempre fonte de inspiração da linha seguida pelo Dojo de Coimbra. A expressão consta por isso da nossa imagem e reflecte a forma de estar deste nosso grupo.
O que significa Ishin Denshin?
Ishin Denshin é uma expressão japonesa que literalmente traduzida significa “o que a mente pensa, o coração transmite”, sendo muitas das vezes traduzida como “comunicação de coração para coração”, algo directamente de “um para o outro”, levando portanto sempre implícita uma ideia de entendimento mútuo e transmissão, em que os gestos e o simples saber-estar falam por si. Não obstante as palavras serem um importante veículo, a comunicação não-verbal, muito característica da cultura japonesa, é vista como uma forma de comunicação sincera e poderosa, mais importante que a mera comunicação verbal (essa mais propensa a falsidades e fingimentos).
Na perspectiva do Aikido, este conceito ganha ainda mais significado. A expressão define um combate entre o conteúdo e a forma, e reflecte, num arte marcial sem competição, uma vitória ou uma derrota de nós sobre nós mesmos. No Aikido não jogamos por uma medalha, não se joga por um campeonato. Numa arte marcial, no verdadeiro sentido da palavra, joga-se uma vida. Não se pode falar por isso de fair play no Aikido, nem faz sentido a palavra doping ou a existência de árbitros. Entre nós existe apenas honra, etiqueta e respeito, porque o que faz batota engana-se a si próprio, e quem não se respeita a si mesmo também nunca se conseguirá dar ao respeito.
Assim, Ishin Denshin reflecte também as primeiras impressões, ou seja, tudo aquilo que fica imediatamente dito após um primeiro contacto: seja a arrumação dos chinelos, a limpeza do Dojo, ou a pontualidade. Comunicar sem falar implica medirmos constantemente as nossas palavras e as nossas acções, procurar fazer em vez de dizer, e liderar pelo exemplo. O objectivo numa arte marcial que procura servir de modelo de educação é justamente essa concordância entre o pensar e o mostrar.
Neste nosso Dojo damos por isso muita importância aos detalhes: os chinelos estão alinhados, os gestos têm significado, as atitudes de facto avaliam-se, mas o sorriso é sincero, o erro é nosso amigo, a técnica é honesta, a disciplina é séria. O Aikido é um compromisso para a vida e se o resultado é libertador, o gozo é ainda maior.
Venham conhecer-nos. Venham conhecer-se.
