O Professor

Chama-se Nuno Rocha, é natural de Coimbra e iniciou a prática de Aikido em 1999, quando pela primeira vez descobriu e se impressionou com a aparente simplicidade e  harmonia das técnicas de Aikido.

Nuno Rocha
Nuno Rocha

Em Abril desse mesmo ano, e  na falta de um Dojo no distrito de Coimbra ligado à Federação Portuguesa de Aikido, iniciou-se  em treinos intensivos,  treinando depois regularmente através de inúmeras aulas, Encontros Técnicos e Estágios de norte a sul do país, bem como através da presença em estágios no estrangeiro com variados mestres.

Sempre avaliado pela Comissão Técnica Nacional da F.P.A., foi sucedendo rapidamente nas graduações, até obter em 2000 o cinto castanho (1ºkyu) num exame feito perante um Júri Internacional.

É nesse mesmo ano galardoado com o prémio de “Atleta do Ano”, atribuído pela F.P.A. e pela Confederação do Desporto de Portugal. Em Outubro de  2000, inaugura o Dojo do Clube de Futebol União de Coimbra, local onde leccionou durante 12 anos com treinos regulares 3 vezes por semana. Em Abril de 2013 inaugura um novo Dojo no Clube de Futebol Santa Clara, onde treina actualmente.

Em 2001, recebeu de Nobuyoshi Tamura Shihan  (8º Dan) a graduação de 1ºDan (cinto negro). Recebeu mais tarde a graduação de 2ºDan, também atribuída por N.Tamura. Actualmente é 4ºDan.

Nobuyoshi Tamura Shihan

Em meados de 2009, com um conjunto de amigos aikidocas e com a paixão e entusiasmo pelo Aikido, tal como transmitido por Nobuyoshi Tamura, foi um dos  associados fundadores da U.PA. -União Portuguesa de Aikido, destinada a seguir os ensinamento de tal Mestre.

É um agente de ensino legalmente habilitado pela F.P.A., sendo  actualmente treinador de Aikido credenciado com o Nível II (ver cédula de treinador aqui).

Ao longo de anos de prática, treinou com vários mestres e professores entre os quais Y. Yamada, S. Sugano, Claude Pellerin, Christian Tissier, Michel Bécart, Gérard Obellianne,  Luís Antunes, Joaquim Caleiro e António Barbas (entre outros), seguindo todavia mais atenta e apaixonadamente o trabalho de Nobuyoshi Tamura Shihan, um do alunos  directos de O’Sensei Morihei Ueshiba – o fundador do Aikido. Actualmente e com a morte do Mestre N. Tamura, em 2010, segue ainda mais de perto o trabalho de um dos seus alunos mais fiéis, o Sensei Nebi Vural (Director Técnico  da U.P.A. e da EURASIA AIKIDO, uma organização que reúne cerca de 25 países), através da presença assídua em Estágios Nacionais e em Estágios Internacionais. É aliás este último Sensei quem  lhe concedeu as graduações de e, posteriormente, de 4ºDan

Sensei Nebi Vural c/ Nuno Rocha

É um apaixonado por mergulho e advogado de profissão, tendo já desempenhado as funções de Vice-Presidente e Presidente da UPA- União Portuguesa de Aikido e de membro do Conselho Disciplinar e do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Aikido.

Ao cabo de todos estes anos de prática contínua, mais do que uma mera actividade desportiva, um passatempo ou um conjunto de técnicas de auto-defesa, procura no Aikido a essência de uma Arte Marcial tradicional japonesa com a qual se identifica em pleno e que oferece ao corpo, à mente e ao nosso dia-a-dia, uma filosofia oriental e um modo de estar  fiel  aos princípios do  Bushido (a Via do Guerreiro). É esse o conceito que diariamente tenta aplicar e transmitir aos seus alunos, dentro e fora do Dojo.