A UPA-União Portuguesa de Aikido

6. Logo definitivo

O nosso dojo pertence à UPA – União Portuguesa de Aikido. Trata-se de uma associação de direito privado sem fins lucrativos criada em 2009.

Tendo por objecto a divulgação e promoção da arte marcial Aikido, a UPA pretende seguir de muito perto o trabalho da inigualável figura do Mestre Nobuyoshi Tamura Shihan (8º Dan), um dos principais alunos do fundador (O’Sensei Morihei Ueshiba) e reconhecido mundialmente pela sua personalidade, elegância, eficácia e marcialidade. O caminho adoptado pelos seus associados foi no sentido de preservar a continuidade na transmissão dos ensinamentos desse Mestre, em respeito aos tradicionais princípios do Bushido e ao Aikido de Morihei Ueshiba.

Com autonomia técnica atribuída pela Federação Portuguesa de Aikido, onde se encontra legalmente filiada, a associação convidou para o cargo de Director Técnico o Sensei Nebi Vural , um alto graduado residente em França que desde a sua fundação  se desloca regularmente a Portugal para orientar os seus associados naquele caminho.

Nebi Vural Sensei, um dos mais antigos e estimados alunos de N. Tamura Shihan (falecido em 2010), continua a praticar e a divulgar o Aikido desse Mestre por toda a Europa e Ásia, através de uma organização (denominada EURASIA AIKIDO) que reúne cada vez mais países e organizações com um interesse comum em tal legado.

A UPA faz também parte dessa grande família que presta homenagem ao Aikido de N. Tamura, procurando organizar todas as épocas vários encontros e estágios nacionais e internacionais a que acorrem praticantes nacionais e de outros países, dedicados a agora seguir de perto o trabalho de Nebi Vural Sensei.

No plano interno, a UPA dispõe de uma Comissão Técnica que sob a orientação de tal Director Técnico, se encarrega de manter a fiel continuidade desse ensinamento pelos muitos locais de prática espalhados pelo país (os dojos). Clique aqui para ver todos os dojos espalhados pelo país.

Respeitando a tradição de professor para aluno, de “mais velhos” para “mais novos”, é nestes locais de prática que se procura manter vivos quer os valores do Bushido quer o legado de N. Tamura, sem pôr de parte um ambiente de descontracção e de convívio.

Esse ambiente, temperado com o conceito de uma disciplina verdadeiramente marcial de que cada coisa tem o seu tempo certo e o seu lugar próprio, é aquilo que mais distingue a UPA – União Portuguesa de Aikido ,  numa sociedade em que tais valores se encontram em crise.

É sobretudo através do treino que esta associação procura preservar esses princípios e a continuidade dessa tradição. O lema, colhido de uma entrevista feita ao Sensei Nebi Vural , é porém de fazer tudo aquilo a que nos propomos da mesma forma como praticamos Aikido: com “vitalidade e energia”, com vontade de fazer sempre “mais e melhor”.

Venham praticar!